|
|
Registros recuperados : 118 | |
Registros recuperados : 118 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
09/10/2008 |
Data da última atualização: |
01/06/2012 |
Autoria: |
TORRES, T. Z. |
Afiliação: |
TÉRCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA. |
Título: |
Cartografia de aprendizagens individuais, coletivas e organizacionais na Embrapa Informática Agropecuária. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
2008. |
Páginas: |
264 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Educação) - Universidade federal de São Carlos, São Carlos, SP. |
Conteúdo: |
Esta investigação focalizou o tema aprendizagem individual, sob a perspectiva da aprendizagem organizacional, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA do Governo Federal. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa foi realizado um estudo de caso na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa da empresa, localizada na cidade de Campinas, SP. A compreensão de como se desenvolvem a aprendizagens dos pesquisadores, e de quais fatores a favorecem, foi o foco central da pesquisa que contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente estabelecidos, segmentados em três dimensões de amostra: individual, coletiva, e organizacional. Foram adotados como instrumentos de coleta de dados a entrevista individual, o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados tomaram como ponto de partida a definição de alguns conceitos sensibilizadores para todas as amostras de sujeitos da pesquisa, culminando com a elaboração de um Rol de Evidências do qual foram extraídas três categorias de análise: 1) construção das aprendizagens; 2) tipos de aprendizagens; e 3) instrumentos institucionais facilitadores da aprendizagem. Como resultados, além de se identificar como as aprendizagens são construídas pelos sujeitos da pesquisa, foram identificados também os tipos de aprendizagens e conteúdos de conhecimentos que são aprendidos quando eles interagem individual e coletivamente para desenvolver suas atribuições como pesquisadores na empresa e os fatores/instrumentos institucionais, promovidos pela Embrapa, que facilitam estas aprendizagens. Por fim, estes resultados foram cartografados em um Mapa Conceitual Geral que consigna o modo como os pesquisadores, sujeitos da pesquisa, desenvolvem as apredizagens no âmbito da Embrapa Informática Agropecuária. MenosEsta investigação focalizou o tema aprendizagem individual, sob a perspectiva da aprendizagem organizacional, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA do Governo Federal. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa foi realizado um estudo de caso na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa da empresa, localizada na cidade de Campinas, SP. A compreensão de como se desenvolvem a aprendizagens dos pesquisadores, e de quais fatores a favorecem, foi o foco central da pesquisa que contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente estabelecidos, segmentados em três dimensões de amostra: individual, coletiva, e organizacional. Foram adotados como instrumentos de coleta de dados a entrevista individual, o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados tomaram como ponto de partida a definição de alguns conceitos sensibilizadores para todas as amostras de sujeitos da pesquisa, culminando com a elaboração de um Rol de Evidências do qual foram extraídas três categorias de análise: 1) construção das aprendizagens; 2) tipos de aprendizagens; e 3) instrumentos institucionais facilitadores da aprendizagem. Como resultados, além de se identificar como as aprendizagens são construídas pelos sujeitos da pesquisa, foram identificados também os tipos de aprendizagens e conteúdos de conhecimentos que são aprendid... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem individual; Aprendizagem organizacional; Cartografia de aprendizagem. |
Thesagro: |
Aprendizagem. |
Thesaurus NAL: |
Learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02598nam a2200193 a 4500 001 1000089 005 2012-06-01 008 2008 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aTORRES, T. Z. 245 $aCartografia de aprendizagens individuais, coletivas e organizacionais na Embrapa Informática Agropecuária. 260 $a2008.$c2008 300 $a264 f. 500 $aTese (Doutorado em Educação) - Universidade federal de São Carlos, São Carlos, SP. 520 $aEsta investigação focalizou o tema aprendizagem individual, sob a perspectiva da aprendizagem organizacional, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA do Governo Federal. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa foi realizado um estudo de caso na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa da empresa, localizada na cidade de Campinas, SP. A compreensão de como se desenvolvem a aprendizagens dos pesquisadores, e de quais fatores a favorecem, foi o foco central da pesquisa que contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente estabelecidos, segmentados em três dimensões de amostra: individual, coletiva, e organizacional. Foram adotados como instrumentos de coleta de dados a entrevista individual, o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados tomaram como ponto de partida a definição de alguns conceitos sensibilizadores para todas as amostras de sujeitos da pesquisa, culminando com a elaboração de um Rol de Evidências do qual foram extraídas três categorias de análise: 1) construção das aprendizagens; 2) tipos de aprendizagens; e 3) instrumentos institucionais facilitadores da aprendizagem. Como resultados, além de se identificar como as aprendizagens são construídas pelos sujeitos da pesquisa, foram identificados também os tipos de aprendizagens e conteúdos de conhecimentos que são aprendidos quando eles interagem individual e coletivamente para desenvolver suas atribuições como pesquisadores na empresa e os fatores/instrumentos institucionais, promovidos pela Embrapa, que facilitam estas aprendizagens. Por fim, estes resultados foram cartografados em um Mapa Conceitual Geral que consigna o modo como os pesquisadores, sujeitos da pesquisa, desenvolvem as apredizagens no âmbito da Embrapa Informática Agropecuária. 650 $aLearning 650 $aAprendizagem 653 $aAprendizagem individual 653 $aAprendizagem organizacional 653 $aCartografia de aprendizagem
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|